domingo, 25 de novembro de 2007

Momentos da 14ª

Em primeiro lugar peço, novamente, perdão à todos que acompanham o blog pela minha ausência nessas últimas semanas. Inúmeros compromissos na faculdade tomaram meu tempo nesse período impossibilitando a postagem.

E para contextualizar, aqui vão os resultados da 13ª rodada:

(16º lugar) Sunderland 1x1 Newcastle (11º lugar)
Gols: Higginbotham (52'); Milner (65').
(20º lugar) Derby County 0x5 West Ham (10º lugar)
Gols: Bowyer (42', 59'); Etherington (51'); (C) Lewis (55'); Solano (69').
(5º lugar) Liverpool 2x0 Fulham (13º lugar)
Torres (81'); Gerrard (85' P).
(15º lugar) Birmingham 1x2 Aston Villa (8º lugar)
Gols: Ridgwell (C) (11'); Forssell (62'); Agbonlahor (87').
(4º lugar) Chelsea 1x1 Everton (9º lugar)
Gols: Drogba (70'); Cahill (90').
(18º lugar) Bolton 0x0 Middlesbrough (17º lugar)
Gols: -
(2º lugar ) Man Utd 2x0 Blackburn (7º lugar)
Gols: Ronaldo (34', 35').
(14º lugar) Tottenham 4x0 Wigan (19º lugar)
Gols: Jenas (13', 26'); Lennon (34'); Bent (72').
(6º lugar) Portsmouth 0x0 Man City (3 º lugar)
Gols: -
(12º lugar) Reading 1x3 Arsenal (1º lugar)
Gols: Flamini (44'); Adebayor (52'); Hleb (78'); Shorey (87').



E agora sim o que aconteceu esse fim de semana...

Os Reds foram à Newcastle para jogarem sozinhos. Em uma de suas piores apresentações da temporada, os Magpies não tiveram o apoio nem de sua torcida. E o Liverpool não teve dó, Gerrard, Kuyt e Babel marcaram, apesar dos esforços do goleiro Given. Esse último, o único jogador de branco e preto que estava bem em campo, fez ótimas defesas frente às tentativas de Fernando Torres. Essa foi a terceira derrota do Newcastle em quatro jogos.

Resultado final:
Newcastle 0x3 Liverpool
Gols: Gerrard (28'); Kuyt (45'); Babel (66').



Os Gunners tiveram dificuldade de passar pelo lanterna Wigan mesmo jogando em casa. Os Latics chegaram ao Emirates marcando forte e com uma defesa fechada. O Arsenal estava desfalcado sem van Persie (machucado) e Fabregas (suspenso), Hleb e Flamini também não ficaram nem no banco, e a falta deles se fez notar, já que os anfitriões não chegaram tanto ao ataque como de custume. Mas nas vezes que o fizeram a segura defesa visitante afastava. E assim o fez até o minuto 83, quando um belo chute de Gallas abriu o placar. Depois disso o Wigan perdeu a liga que havia dado tanta consistência, ao menos para sua zaga, e dois minutos depois sofreu mais um vindo de Rosicky. Os londrinos agora são líderes isolados do campeonato.

Resultado final:
Arsenal 2x0 Wigan
Gols: Gallas (83'); Rosicky (85').



Segunda vitória do Bolton e segunda derrota do Manchester United. Foi esse o resultado do jogo no Reebook Stadium. O gol da vitória veio cedo. O jovem zagueiro Pique, que substituía Vidic, errou o tempo da bola após uma cobrança de falta do Bolton e permitiu a Anelka subir e mandar pra dentro do gol. Ao longo do jogo, o United teve algumas boas oportunidades de marcar, como com Hargreaves e Tevez. Os minutos finais foram de roer as unhas. Em uma cobrança de escanteio, van der Sar saiu do gol e veio para a area adversária ajudar, mas quem pegou o rebote foi o Bolton que desceu em massa para o ataque com o goleiro holandês atrás. A zaga conseguiu parar a bola devolvendo-a para Evra que perdeu a última oportunidade de empatar a partida mandando a bola longe do gol direto para a arquibancada. Quem também foi para a arquibancada foi o técnico dos red devils, Sir Alex Ferguson, após uma discussão com o árbitro Mark Clattenburg no túnel no intervalo de jogo. Além de ter o desfalque de Vidic, na zaga, o United também não contou com Ronaldo (poupado) e Rooney (machucado).

Resultado final:
Bolton 1x0 Man United
Gols: Anelka (11').



Em Liverpool, o Everton goleou o Sunderland se mantendo vivo ainda na luta pelas vagas da Copa da Uefa. Gol por cobertura, na gaveta, drible na zaga, tabela dentro da area, teve de tudo. Yakubu (2), Cahill (2), Pienaar, Johnson e Osman marcaram sete gols para os Toffes, o veterano Yorke diminui para os visitantes. Vale a pena conferir os belos gols da partida, aqui segue o link.

Resultado final:
Everton 7x1 Sunderland
Gols: Yakubu (12', 73'); Cahill (17', 62'); Pienaar (43'); Yorke (45'); Johnson (80'); Osman (85').


Por falar nisso...

Rodada passada o australiano Tim Cahill marcou um gol contra o Chelsea digno de ser relembrado. Uma bela bicicleta direto nas redes de Petr Cech.





Outros resultados

Birmingham 0x2 Portsmouth
Gols: Muntari (34'); Kranjcar (82').
Middlesbrough 0x3 Aston Villa
Gols: Carew (45'); Mellberg (48'); Agbonlahor (58').
Man City 1x1 Reading
Gols: Petrov (11'); Dawson (43').
Derby County 0x2 Chelsea
Gols: Kalou (17'); Wright-Phillips (73').
West Ham 1x1 Tottenham
Gols: Cole (20'); Dawson (67').
Fulham 2x2 Blackburn
Gols: Murphy (51' P); Emerton (57'); Kamara (63'); Warnock (79').

Fotos: BBC, Getty Images.

domingo, 4 de novembro de 2007

Momentos da 12ª

Duelo de reis

Dois dos maiores clubes europeus do momento se encontraram nesse fim de semana, pelo campeonato inglês. Normalmente, um encontro entre Arsenal e Manchester United já é grande por si só, mas esse teve uma apimentada, já que quem ganhasse assumiria a primeira posição da Liga.

O contexto para o jogo: os dois times empatados com o mesmo número de pontos e o mesmo saldo de gols; o Arsenal tinha o melhor ataque; o United a melhor defesa; os anfitriões têm um jogo a menos; eles ganharam os dois últimos jogos contra os rivais, 2x1 em casa e 1x0 em Old Trafford; os londrinos vinham de um empate 1x1 contra o Liverpool e o Manchester de uma vitória por 4x1 contra o Boro.

O Arsenal tentava jogar como fez em Anfield, tocando a bola tentando confundir a defesa adversária. Mas os volantes Hargreaves e Anderson estavam afiados e dificultaram bastante a penetração dos londrinos. O brasileiro, que ainda se adapta a essa nova posição, fez um belo primeiro tempo, mas se complicou a partir dos 40 minutos, quando sua falta de experiência e maturidade deixaram seu temperamento subir à cabeça.


O primeiro gol poderia vir para qualquer um dos lados, mas aconteceu mesmo aos 45' quando o United desceu em bloco para o ataque. Ronaldo desceu pela direita e tocou para Brown, ele segurou a bola impondo o corpo sobre Rosicky, devolveu para o português que cruzou rasteiro para os pés de Rooney. Daí o inglês só teve que tocar pra dentro e com a ajuda do zagueiro Gallas que desviou a bola tirando-a do goleiro, gol!

Mas os garotos de Wenger não se deixaram pressionar e voltaram para o segundo tempo com tudo. Tanto que o gol do empate veio logo aos 47' com uma bela jogada de equipe. Adebayor chegou sozinho frente à frente com VDS, o goleiro holandês espalmou e Sagna pegou o rebote, sem espaço chutou para trás e a bola encontrou ninguém mais que Fabregas, com o gol aberto ele chutou com tranquilidade pra dentro, 1-1.

O Arsenal foi superior na segunda etapa e tinha mais posse de bola, mas ainda assim dava espaço para os visitantes contra-atacarem. Foi numa dessas que quase nasceu o gol da virada, com Rooney e Giggs tabelando magicamente na entrada da area adversária. Quase porque o gol da virada aconteceu aos 82', numa belissíma jogada dos red devils. Saha, que entrara há pouco, tocou de calcanhar para Evra que descia pela esquerda, o francês atraiu Almunia e tocou para trás deixando para Ronaldo o simples trabalho de tocar a bola para as redes vazias.

Mas a alegria dos atuais campeões duraria pouco. Dois minutos após a marca dos 90 o Arsenal voltou a marcar, quando o desespero tomou conta da area do Manchester e, através de um chute de Gallas, os donos da casa asseguraram o empate.

No final do dia o resultado é simples: os dois times continuam empatados em pontos e em saldo de gols; o United ainda tem a melhor defesa; o Arsenal o melhor ataque e o jogo definitivamente entra na lista dos melhores do campeonato.

Arsenal 2x2 Manchester United
Gols: Gallas (C)(45'); Fabregas (48'); Ronaldo (82'); Gallas (90'+2).

Enquanto isso...

O Chelsea venceu o Wigan em um jogo não tão emocionante de se ver quanto o clássico da rodada. Mas o que fez mesmo o olho do torcedor brilhar foi ver mais uma vez Lampard jogando como Lampard, confirmando assim sua boa fase. O time agora está agora 3 pontos atrás dos líderes, ocupando o terceiro lugar. Outra coisa bonita de se ver foi o gol do brasileiro Belletti. Numa jogada à la Maradona, Belletti veio sozinho com a bola da defesa, quase que caminhando pelo campo, em direção ao gol. Quando o goleiro se deslocou para o centro do gol achando que ele ia tocar a bola, o lateral brasileiro meteu uma bomba direto para as redes fora do alcance de Kirkland. O Wigan agora ocupa a 18ª posição e já dá indicios de que é candidato forte a cair para o Championship.

Aqui segue um vídeo meio tosco, mas que serve o próposito.




Wigan 0x2 Chelsea
Gols: Lampard (11'); Belletti (18').



O Portsmouth goleou o Newcastle fora de casa por 4x1, subindo temporareamente para a 4ª posição. E o time que temporada passada ficou famoso pela sólida defesa, agora surpreende com o segundo melhor ataque.

Newcastle 1x4 Portsmouth
Gols: Pamarot (8'); Mwaruwari (9'); Utaka (11'); Campbell (C)(16'); Kranjcar (71').

Outros resultados

No sábado

Aston Villa 2x0 Derby County
Gols: Laurssen (57'); Moore (61').
Middlesbrough 1x1 Tottenham
Gols: Bent (35'); Young (52').
Fulham 3x1 Reading
Gols: Davies (18'); Doyle (54'); Dempsey (72'); Healy(90').
Everton 3x1 Birmingham
Gols: Yakubu (10'); Kapo (80'); Carsley (90'); Vaughan (90').
Blackburn 0x0 Liverpool
Gols: -

No domingo
West Ham 1x1 Bolton
Gols: McCartney (20'); Nolan (90').

E na segunda
Man City x Sunderland - transmissão ao vivo ESPN, às 17:55.

Fotos: BBC.