quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

26ª

Em meio a interminavéis discussões sobre a polêmica 39ª rodada, os dois últimos finais de semana foram monstruosos para o futebol inglês. No primeiro (09-10/02) o campeonato inglês teve o topo da tabela invertido, ficando com um novo líder. No segundo (16-17/02) a FA Cup teve jogos emocionantes e resultados que surpreederam até o mais otimista torcedor.

Para começar o Aston Villa goleou o Newcastle por 4x1. O interessante desse jogo foi que os quatro gols dos anfitriões vieram no segundo tempo. Aliás, entenda-se pela performance do Villa, força de vontade. Eu não estava presente nos vestiários, mas Martin O'Neil deve ter feito um discurso à la Hollywood, porque o time que começou a segunda etapa não tinha nem passado perto no gramado nos 45 iniciais. Quanta disposição! O que me faz pensar que talento + força de vontade é uma arma muito perigosa, e letal principalmente frente times apáticos como foi o caso dos Magpies.

É até engraçado dizer que a luta do meio de tabela está ficando enfadonha. É uma disputa aberta entre 5 times que brigam por três vagas de campeonatos europeus, uma delas para a Champions League. Faltando mais 12 rodadas para a Liga acabar é ainda arriscado apostar em quem levarão as vagas.

Mas a surpresa mesmo da rodada ficou por conta dos grandes. O domingo tinha o derby de Manchester e o blockbuster entre Chelsea vs Liverpool, dois vermelho x azul e vice-versa que prometiam. Ou não, pra quem se liga na História recente. Chelsea e Liverpool se revezam em vitórias, dependendo de quem é o mandante, quando não empatam em jogos sem sal nenhum. Em Manchester, geralmente é diferente. O City não conseguia o double sobre o United desde 1970. O verbo é conjugado no passado porque os Citizens ganharam o jogo no Old Trafford com facilidade por 2x1. Algumas desculpas surgiram para justificar a derrota, como a agenda cheia e o peso emocional do jogo que homenageava os 50 anos da Tragédia de Munique. Mas desculpas a parte, o United não atuou bem e o melhor em campo venceu. Resultado: o Arsenal fez o dever de casa e venceu facilmente o Blackburn, garantindo a liderança.

Game over? Nem perto! Ainda há tempo suficiente para se mudar a cara da tabela, tanto no topo quanto no meio. O final já é outra história, Derby County pode se preparar para enfrentar o Championship em agosto. Fulham e Reading, atuais 18º e 19º colocados nessa ordem, ainda podem se safar, mas a possibilidade é remota.


FA CUP


Uma semana depois somente 6 times da Premier League pisaram em um gramado. As oitavas de final da Copa da Inglaterra não foram tão monopolizadas pelos grandes, e após seus resultados as quartas de final também não serão. Dos oito jogos pode-se destacar a goleada do West Brom por 5-0 sobre o Coventry, os 3-1 do Chelsea contra Huddersfield açucarada pelo 100º gol de Lampard pelos Blues ou o inesperado show do Manchester United contra um apático e quase inexistente Arsenal. Mas o destaque da rodada foi o belo conto de fadas que aconteceu em Anfield. O Barnsley, da segunda divisão, eliminou o Liverpool de virada. Middlesbrough e Sheffield foram o único empate da rodada, o jogo de volta para eles será realizado na quarta-feira, 27/02.

Os encontros das quartas de final já foram definidos e irão se realizar nos dias 08 e 09 de março, são eles:

Sábado - 08/03
Barnsley x Chelsea
Manchester Utd x Portsmouth

Domingo - 09/03
Bristol x West Brom
Sheffield Utd/ Middlesbrough x Cardiff


Trivia
Quantos e quais times ingleses já ganharam a UEFA Champions League?

2 comentários:

mauricio luiz aires disse...

Oi Gabriela, sei que você gosta muito da Liga Inglesa, portanto sugiro que vc assista um programa na ESPN que vi nesta sexta.

Nesse programa eles mostraram a história de Markus Babbel, jogador alemão que fez muito sucesso no Bayern de Munique e no Liverpool.

Infelizmente uma doença rara praticamente acabou com sua carreira.

Não lembro o nome do programa, talvez tenha sido até o PReview da rodada.

Abraço,

Maurício

PS: no ano passado fiz uma matéria sobre Babbel, se quiser saber mais postarei o link aqui: http://futebolnaalemanha.blogspot.com/2007/10/babbel-eu-amaria-treinar-o-liverpool.html

PS2: quanto a "trivia"... vou chutar sem pesquisar nada: Manchester, Liverpool, N. Forest e New Castle.

Anônimo disse...

O grande Newcastle, time dos mais simpáticos da Inglaterra, virou saco de pancadas nessas últimas rodadas. tsc tsc

Gabriella, to botando fé que seu Manchester fica com o campeonato. Arsenal não tem pinta de time vencedor, pelo menos este ano.