segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Tottenham acaba com seca de títulos


Há nove anos o time do norte de Londres não ganhava nenhum título, mas parece que o espanhol Juande Ramos chegou para mudar essa situação. Após final emocionante contra o Chelsea em Wembley os Spurs levaram a Carling Cup 2008.

O time alvi-negro não se deixou intimidar pelos Blues e dominou o inicio de jogo, controlando jogadas e marcando no campo do rival. Keane quase marcou com 30 segundos de jogo se aproveitando de um passe errado de Belletti. O Chelsea, que estava um pouco apático, começou a acordar no meio da primeira etapa, deixando o jogo mais corrido e interessante e ganhando boas oportunidades de marcar em bolas paradas. Cobrando faltas frontais Drogba e Lampard tentaram sem resultados, até que o marfinense conseguiu abrir o placar aos 39'. Robinson olhou para a barreira enquanto Drogba mandou uma bola certeira para o canto oposto.

Longe de entregar os pontos, os Spurs voltaram para o segundo tempo ainda correndo atrás do gol de empate, mas o Chelsea marcava bem e não dava espaço para os norte-londrinos tocarem. Possivelmente o momento mais importante de jogo veio quando Lennon chegou perigosamente na grande área adversária, Bridge foi infeliz ao tentar tirar a bola tocando-a de leve com a mão esquerda. O bandeira que via a jogada marcou o pênalti imediatamente. Berbatov foi para a cobrança. Era o búlgaro contra a parede tcheca, Petr Cech. Berba demonstrou experiencia e maturidade. Foi frio na bola, deu a paradinha enganando Cech que caiu para a direita enquanto Berbatov mandou de leve para a esquerda. O estádio foi a loucura. O Yid Army (como os torcedores do Tottenham são conhecidos) cantava loucamente pois voltava a acreditar na conquista do título.

Zokora teve a bola do jogo em duas oportunidades, ficando cara-a-cara com Cech, mas como um bom volante as desperdiçou levando seus torcedores quase ao desespero.

Terminando empatados em 1-1, o jogo foi para a prorrogação. Não demorou muito para o Tottenham tomar a liderança. Em uma cobrança de falta Jenas levantou para a area, o récem chegado Woodgate cabeceou a bola que bateu em Cech e voltou para o zagueiro inglês entrando para o gol. Foi sua quinta aparição pelo time e seu primeiro gol, o momento não poderia ser melhor. A partir dae os Spurs tentaram somente segurar o placar e defenderam até o apito final.

Com a conquista desse título o Tottenham pode ficar mais tranquilo na disputa pelas vagas para as Copas européias, já que o vencedor da Carling Cup tem uma vaga garantida na Copa da Uefa.

O homem do momento

"Esse time é inacreditável. Espero que esse seja o começo de algo grande", disse Gus Poyet, assistente técnico após a vitória. Se existe um responsável por isso, é fácil respondê-lo sem ter que pensar duas vezes, Juande Ramos.

O técnico espanhol fez reviravolta na Espanha com o Sevilla ao ganhar a Uefa Cup duas vezes seguidas, além de ter levada a Copa do Rei de quebra na última temporada. Sua contratação pelo Tottenham causou polêmica, tanto entre os fãs ingleses, que tinham muito carinho pelo seu antecessor holandês Martin Jol, quanto entre os espanhóis.

Mas ao menos agora os ingleses não tem nada o que reclamar, desde a chegada de Ramos o time ganhou outra cara, está mais confiante e suas performances tiveram melhoras significativas. Se vencer o Arsenal na semi-final por 5-1 já foi um sonho para os torcedores, passar do Chelsea e levar o trófeu para casa, depois de tanto tempo em jejum, com certeza vai coroar o espanhol como rei na Inglaterra.


Trivia
Quantos jogadores ingleses estiveram em campo na decisão da Carling Cup 2008?


Resposta da anterior: quatro times ingleses já ganharam a Uefa Champions League em 10 ocasiões. Liverpool (1977, 1978, 1981, 1984, 2005), Manchester United (1968, 1999), Nottingham Forest (1979, 1980) e Aston Villa (1982).

Fotos: BBC, Getty Images.

5 comentários:

Pâm Cristina LF* disse...

Oiee tudo bem??
Estava navegando e encontrei o seu blog, primeiramente ta muito show, adorei mesmo, e segundo que adoro futebol também,rsrs mas não acompanho muito o Ingles e sim o Espanhol ehhehe devido o meu grande idolo estar jogando lah...mas quando tiver um tempinho passa lah no meu..sera um prazer te-la como amiga!!!!

Beijosssssss
=]

Felipe Moraes disse...

Título merecidíssimo.
Aliás, pra mim, o Tottenham já tinha conquistado a Carling naquele jogo contra o Arsenal.

Abraço,
Felipe Leonardo

Unknown disse...

PARABÉNS PELO BLOG..MUITO BACANA SABER QUE EXISTEM MULHERES CAPAZES QUE EXPOEM SEUS CONHECIMENTOS AO FALAR DE FORMA COMPETENTE SOBRE FUTEBOL...
ADOREI O BLOG...VISITA O MEU..

WWW.FUTEBOLCORDEROSA.UNIBLOG.COM.BR

Anônimo disse...

Impressionante a capacidade do Chelse a de dar mole em jogos decisivos...
Maneiro o blog.

Anônimo disse...

kem te disse q o Tottenham é alvi-negro ?

Hehe....definitivamente lugar de mulher nao é no Futebol