terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Ainda acessa

É a corrida pelo título da Liga Inglesa que continua aberta e sem favoritos. Com os resultados dessas duas últimas rodadas, os quatro grandes da Inglaterra estão mais próximos no topo da tabela, enquanto os 8 últimos colocados se afastam cada vez mais da maioria.

O Arsenal que vinha embalado, ainda invicto no campeonato, passou pelo Aston Villa fora de casa mesmo sem seu maestro, Fabregas, ganhando de 2x1. O espanhol também esteve ausente dos outros dois jogos que se seguiram devido à contusão. Na quarta-feira, 05/12, os Gunners foram à St. James Park encontrar um Newcastle que não vivia seu melhor momento na competição e se mostrava uma presa fácil para o líder. Mas tudo que conseguiram foi arrancar um ponto apenas dos anfitriões. Adebayor marcou logo no inicio da partida e Taylor descontou aos 60', 1x1. Foi na rodada do final de semana que veio a grande surpresa. Jogando no domingo 09/12, em Middlesbrough, ainda sem Fabregas e sem o atacante van Persie, o Arsenal caiu pela primeira vez na temporada. Apesar da derrota o técnico Arsene Wenger disse que ainda está satisfeito com a posição de seu time. van Persie deve voltar aos gramados essa quarta-feira pela UEFA Champions League contra o Steaua, assim como o goleiro Lehmann. Além do jogo contra os Gunners, o Boro empatou magrinho contra o Reading, por 1x1 fora de casa, no inicio de dezembro. Com as duas partidas eles conseguiram escapar do sufoco do rebaixamento.


O Aston Villa é um dos que não vivem bom momento. Após perder em casa para o Arsenal, o Villa continuou baixando posições após perder, também em Birmingham, para o Portsmouth por 3x1. O Pompey, que não tem nada aver com isso, vai muito bem, obrigada. Na 15ª rodada eles tiveram um resultado tímido contra o Everton, 0x0. Mas a combinação acabou os colocando no 5º lugar, empatados em pontos com Liverpool e Manchester City.


O Blackburn mantém uma campanha irregular, se revezando entre empates, derrotas e ocasionais vitórias. No primeiro jogo do mês, os Rovers conseguiram uma bela vitória sobre o calejado Newcastle por 3x1. Mas na semana seguinte acabaram perdendo em casa para o West Ham, jogo que teve um gol solitário de Ashton. Os Hammers que vão aos trancos e barrancos se mantendo no meio da tabela. No começo do mês eles quase seguraram, valentemente, o Chelsea fora de casa, mas Joe Cole marcou dando a vitória aos donos da casa. Esses que têm a melhor série de jogos do campeonato. Os Blues não perdem desde o dia 23/09 (contra o Manchester United). Foram nove jogos, oito vitórias e somente um empate. A última foi contra o Sunderland, em Stamford Bridge por 2x0.


E indo do top para o bottom, o Sunderland agora está em 18º lugar compondo a zona de rebaixamento junto com o Wigan e Derby County. Os Black Cats receberam o lanterna Derby no dia primeiro e asseguraram 3 pontos os vencendo por 1x0. Em seu outro jogo, os Rams foram mais infelizes, pegando um Manchester United com Tevez inspirado, 4x1 para os Red Devils, 2 só do argentino. O primeiro gol da partida, marcado por Ryan Giggs, foi o centésimo do galês pela Premier League. Sua impressionante carreira lhe rendeu nessa terça-feira uma homenagem vinda Rainha, Giggs recebeu uma medalha da Ordem do Império Britânico por serviços prestados ao esporte.


O Wigan surpreendeu ao fazer o Manchester City tropeçar, num empate por 1x1. Mas sofreu uma bela pancada na semana seguinte ao encontrar o Bolton, que vem caminhando calmamente para longe do rebaixamento, 4x1 para os anfitriões. O Bolton marcou 4 gols mas sofreu 4 também, em seu jogo anterior contra o Liverpool fora de casa. Já os Reds surpreenderam seus fãs ao tropeçar contra o Reading, pela primeira vez nessa temporada. Apesar de ter grande parte de seus titulares em campo, o lado de Rafa Benitez não conseguiu conter o time de Steve Copell, que ganhou de 3x1. Mesmo assim os Reds continuam na 4ª posição e ainda têm um jogo a menos. Os Royals subiram uma e ocupam o 12º lugar.


Os outro vermelhos do noroeste inglês se recuperaram da derrota para o Bolton. Além da vitória já mencionada sobre o Derby, o Manchester United também passou pelo Fulham, 2x0, os dois de Ronaldo. E com os resultados do seu arqui-rival londrino, os red devils estão agora à apenas um ponto do primeiro lugar. O Fulham voltou a perder, dessa vez contra o ascendente Everton, por 3x0, e agora beira o bottom three. Já os Blues de Liverpool lutam por uma vaga para a Copa da Uefa, na 7ª posição. O destaque do jogo foi Yakubu, que conseguiu um hat trick.


Um lugar acima está o decadente Manchester City. Há algumas rodadas jornalistas esportivos se perguntavam até quando o time de Eriksson seguraria as pontas e a resposta aparentemente começa a ser esboçada. Vindo de um empate com o Wigan (que teve gol do brasileiro Geovanni), o City perdeu de 2x1 para o Tottenham em White Hart Lane. E os Spurs tiveram um jogo emocionante antes de pegar o City, mas que acabou beneficiando seus convidados do Birmingham que os venceu 3x2. Em outra partida o Birmingham visitou o Newcastle, que deixou de desapontar seus fãs e conseguiu uma vitória de virada no último minuto.


A próxima rodada poderá ser decissiva para definição do líder do primeiro turno da Liga, já que teremos dois dos maiores clássicos da atualidade na Inglaterra com os exatos quatro primeiros luagres. Os encontros serão no domingo entre Liverpool x Manchester United (11:30) e Arsenal x Chelsea (14:00) , com transmissão ao vivo da ESPN Brasil e TV Esporte Interativo.


Tabela



J

S

PTS

1

Arsenal

16

19

37

2

Man Utd

16

21

36

3

Chelsea

16

15

34

4

Liverpool

15

18

30


5

Portsmouth

16

14

30











6

Man City

16

3

30












7

Everton

16

13

27











8

Aston Villa

16

8

27











9

Blackburn

16

1

26











10

West Ham

15

8

22











11

Newcastle

16

-3

22











12

Reading

16

-12

17











13

Tottenham

16

-1

15











14

Bolton

16

-7

14











15

Birmingham

16

-9

14











16

Middlesbrough

16

-13

14











17

Fulham

16

-9

13












18

Sunderland

16

-16

13











19

Wigan

16

-18

9











20

Derby

16

-32

6












Fotos: BBC, GettyImages.

5 comentários:

Ricky_cord disse...

Montari marcou dois grandes golos e Ronaldo continua em grande

Felipe Moraes disse...

O que já era bom ficou ainda melhor. A Premier League desta temporada tem tudo para ser a melhor edição de todas.

Abraço,
Felipe Leonardo

Kauê Vieira disse...

Grande Giggs, 100º gol e o Tevez marcando dois! É isso aí United!

Abraço,

Kauê Felipe

Vinicius Grissi disse...

O Campeonato Inglês continua sendo o mais disputado da Europa. 4 times tem reais condições de serem campeões. Fantástico!

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny