domingo, 23 de dezembro de 2007

Momentos da 18ª

Clássico do norte de Londres é tudo menos chato, e esse último não foi exceção. Apesar da grande distância entre os dois na tabela do campeonato, em campo, geralmente, as duas equipes se igualam e garantem para nós, fãs de esporte, um belo espetáculo.

O espetáculo foi belo sim, mas dessa vez não concordo em dizer que as equipes se igualaram em campo. O Arsenal no gramado foi o líder do campeonato escrito e o Tottenham, representou bem também sua posição (13ª), foi medíocre. A única area pela qual a bola viajava era a dos visitantes, já que quando os Spurs conseguiam passar do meio-de-campo logo rifavam a coitada para as arquibancadas.

Com oito desfalques na defesa, não era de se surpreender que esse fosse ser o ponto fraco do time de Juande Ramos, e foi isso o que aconteceu. Exceto pelo goleiro Robinson, certo que ele levou dois gols, mas poucos goleiros não sofreriam tais gols com os erros que a zaga cometeu quando eles aconteceram. Mas fora isso, Robinson fez belas defesas.

Os gols vieram no segundo tempo, os dois primeiros, pinturas. Logo no ínicio da segunda etapa, Fabregas recebeu a bola na entrada da area, mas a zaga nada pôde fazer para parar o mago espanhol. Num toque de calcanhar o garoto passou para Adebayor desmarcado chutar cruzado e marcar. O segundo gol do jogo também foi de um belo lance de calcanhar, dessa vez pelo irlandês Robbie Keane. Quase na linha de fundo o capitão dos Spurs tocou para trás e o búlgaro Berbatov chutou tirando o ângulo do goleiro Almunia, empatando para os visitantes.

O próprio capitão irlandês perdeu a oportunidade de virar o jogo e quebrar o tabu de oito anos em uma cobrança de pênalti por volta dos 70'. Mas o goleiro espanhol mergulhou em direção ao canto esquerdo para fazer uma bela defesa, se tornando o herói da partida, ao menos ao olhos dos torcedores do Arsenal. Poucos minutos após isso, Arsene Wenger fez uma substituição brilhante. Ele colocou o adolescente dinamarquês Bendtner, de 1,90 m, exatamente quando Fabregas ia bater um escanteio. Não deu outra, o menino voou e Paul Robinson nem tomou conhecimento. Em seu primeiro toque na bola Bendtner marcou o gol da vitória para os donos da casa, que se mantém líderes isolados do campeonato.

Resultado Final:
Arsenal 2x1 Tottenham
Gols: Adebayor (48'); Berbatov (66'); Bendtner (76').


Enquanto isso...

Anelka mostrou que ainda está na corrida para artilharia do campeonato e ajudou o Bolton a vencer o Birmingham nesse sábado. Diouf marcou o primeiro gol e o francês marcou os outros dois, selando a vitória por 3x0. A fase ainda não é boa para o time, mas com seus pequenos passos ele vai se afastando do bottom three e engatinhando para o meio da tabela.

Resultado final:
Bolton 3x0 Birmingham
Gols: Diouf (72'); Anelka (78', 90').


Após derrota no clássico do noroeste inglês, contra o Manchester United semana passada, e da eliminação da Carling Cup, pelo Chelsea no meio da semana, o Liverpool se recompôs e goleou o Portsmouth em Anfield no sábado. Niño Torres fez bonito, como de costume, e marcou dois , completando 6 gols pela Premier League.

Resultado Final:
Liverpool 4x1 Portsmouth
Gols: Benayoun (13'); Distin (C)(16'); Benjani (57'); Torres (67', 85').


No domingo, o Everton perdeu a invencibilidade de 13 jogos, graças à genialidade de Cristiano Ronaldo. Aos 22' o português acabou com mais de 330 minutos que o Everton tinha sem levar gols. Após receber um passe de Tevez na entrada da area, ele caminhou procurando espaço, dançou na frente da zaga e no primeiro sinal de espaço meteu uma bola magistral pra dentro do gol.

Poucos minutos depois o garoto maravilha australiano, Tim Cahill, equalizou para os visitantes marcando de cabeça após uma cobrança de escanteio. O empate que fechou o primeiro tempo representava bem o que tinha sido o jogo até ali, apesar da forte pressão que os anfitriões fizeram nos minutos finais.

Na segunda etapa os red devils continuaram dominando e a posse de bola passou a mostrar isso claramente. Mas suas diversas tentativas de marcar não tiveram efeito frente a um Everton que viajou à Old Trafford preparado para marcar. E o fez bem.

Os Toffes fizeram um bom jogo, levando em consideração seu oponente, onde o jogo aconteceu e o que eles se proporam a fazer. A intenção era marcar, e ela foi tão bem cumprida que o gol da vitória veio de um pênalti. Deslize de Pienaar ao marcar uma falta boba em Giggs dentro da área, faltando dois minutos no relógio. Cristiano Ronaldo bateu no canto direito e Howard foi buscar no canto esquerdo

Mas apesar dos esforços de seus oponentes, o Manchester United mostrou porque está no topo da tabela. E mesmo que suas várias tentativas não tenham sido frutíferas, elas tornaram a partida bem emocionante. Com o resultado os red devils continuam apenas um ponto atrás do ainda líder Arsenal, mantendo a segunda colocação. Com os dois gols de hoje Cristiano Ronaldo se tornou artilheiro isolado do campeonato com 11 gols.

Resultado final:
Manchester United 2x1 Everton
Gols: Ronaldo (22', 88'); Cahill (27').

Outros resultados

Aston Villa 1x1 Man City
Gols: Bianchi (11'); Carew (14').
Fulham 1x1 Wigan
Gols: Bent (70'), Dempsey (78').
Middlesbrough 1x2 West Ham
Gols: Wheater (40'); Ashton (44'); Parker (90').
Reading 2x1 Sunderland
Gols: Inginarsson (69'); Chopra (82' P); Hunt (90').
Newcastle 2x2 Derby County
Gols: Barnes (6'); Viduka (27', 86'); Miller (52').
Blackburn 0x1 Chelsea
Gols: J Cole (22').

Fotos: BBC

Nenhum comentário: