sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Boxing Day!

No período dos meses de dezembro e ínicio de janeiro a Premier League ferve. Mas especialmente em um período a Inglaterra pulsa futebol, o período festivo, e o Boxing Day é o seu epicentro. Se a zona em redor do epicentro é normalmente a mais afetada por um abalo sísmico, não se surpreenda se toda aquela regularidade, conseguida meses antes, for derrubada como se por um terremoto.

O intenso número de jogos acumulados no mês de dezembro sobrecarrega muitos clubes, o que pode ser considerado o motivo pelo qual aconteçam tantas coisas surpreendentes nesse momento. Mas qualquer explicação lógica que se tente achar para se entender a razão da euforia, que toma conta dos times e torcedores ingleses no final do ano, é insuficiente. Insuficiente visto que essa euforia é transmitida pelo sangue, assim como a alta tolerância para álcool, a pontualidade e respeito pela Rainha. Inglês que é inglês não conhece Boxing Day sem futebol.

E como se a Premier League não fosse emocionante o suficiente normalmente, é agora que a coisa aperta com todos os principais concorrentes no empurra-empurra dentro da área tentando marcar o gol. Isso tudo porque conseguir o máximo de pontos, em um período em que todos os times estão vulneráveis, pode garantir uma boa posição para a virada do ano, que também marca o ínicio do segundo turno do campeonato.

Esse ano não foi diferente. Chelsea e Aston Villa fizeram um jogo pra lá de emocionante que terminou no 4-4 e com três jogadores expulsos; o lanterninha Derby County por pouco não segurou o gigante Liverpool; Tottenham e Manchester United golearam; o Newcastle tropeçou diante do décimo nono colocado, Wigan; o Birmingham passou fácil por 3x0 pelo Boro e o Portsmouth... Ah o Portsmouth! Eles simplesmente fizeram a alegria da massa gigantesca de torcedores do Manchester United do mundo inteiro, ao segurar o Arsenal no 0x0 no final do dia. Possivelmente, no geral esse foi o resultado mais significativo, já que com ele o Arsenal perdeu a liderança ficando agora um ponto atrás do rival Manchester United.



Em Pride Park o Liverpool saiu na frente com Torres logo no início, em uma jogada que o espanhol fez parecer quase brincadeira. Limpou de dois zagueiros na área e mandou macio para o gol. O empate veio quando a zaga dos reds falhou ao afastar uma bola de cobrança de falta, McEveley, que não tinha nada com isso, se aproveitou da falha e marcou. O Derby chegou perto de marcar novamente quando Lewis cruzou perigosamente para dentro da área e Barnes cabeceou por cima do travessão. Mas foi o Liverpool quem teve mais sorte em uma jogada de Gerrard. O inglês trouxe a bola pela lateral esquerda, passou para Kewell que cruzou pelo chão para Torres. O chute do espanhol foi espalmado pelo goleiro para cair novamente nos pés do idealizador da jogada , Gerrard não perdeu tempo e marcou.

Resultado final
Derby County 1x2 Liverpool
Gols: Torres (12'); McEvely (67'); Gerrard (90').







Os Spurs golearam o Fulham por 5x1. A seguir certos nomes se repetirão algumas vezes, peço para que o leitor não se canse ou estranhe, mas entenda com isso que tamanho foi o brilhantismo de tais jogadores na partida. Logo no início Huddlestone roubou uma bola em uma saída errada da defesa, Malbranque cruzou para a área e Berbatov quase marcou de cabeça. Pouco depois Malbranque se movimentou novamente e mandou um voleio direto na trave, Keane se aproveitou da sobra e mandou para o gol. O quarteto continuou quente e já nos 45’ a bola saiu de Malbranque para Berbatov servir o jovem Huddlestone, que vinha por trás e mandou uma bomba da meia lua que morreu nas redes. Dempsey diminuiu após receber uma bola de Bouazza que parecia impedido. Robinson chegou a parar a bola que bateu em Dempsey novamente e entrou. Mas a dupla de ataque dos Spurs voltou a funcionar, após uma cobrança de escanteio Berbatov cabeceou para o canto esquerdo onde estava Keane, que virou o corpo resvalando na bola com o joelho e conseguindo seu segundo gol do dia. O quarto dos anfitriões foi uma pintura. Começando pelo famoso sósia de Djalminha, Aaron Lennon, que recebeu a bola na direita, deu uma bela finta num defensor e tocou para Huddlestone, novamente vindo pelo centro por trás, que agora com o pé direito mandou um belo voleio de fora da área para o canto inferior esquerdo da baliza do Fulham. Huddlestone fechou uma performance brilhante assistindo Defoe no quinto gol do Tottenham.

Resultado final
Tottenham 5x1 Fulham
Gols: Keane (27', 62'); Huddlestone (45', 71'); Dempsey (60'); Defoe (90').






Na partida mais emocionante da rodada o Aston Villa saiu na frente, e merecidamente. Os visitantes encararam o Chelsea de frente e graças a isso o primeiro gol veio cedo, numa falha da zaga o oportunista Agbonlahor roubou e cruzou para Carew. Enquanto Cech esperava que ele batesse direto o atacante do Villa foi mais esperto e serviu Maloney que vinha pela direita. Após boas tentativas de ambos os lados, o segundo gol só veio no final do primeiro tempo. Maloney recebeu a bola na intermediária e seguiu correndo com ela até a entrada da área de onde chutou direto, Petr Cech, em um raro momento, frangou cedendo o segundo gol aos visitantes. Perto dos 45’, Ballack foi derrubado dentro da área e Shevchenko converteu o pênalti em gol. A reação não parou aí e logo no começo da segunda etapa, Essien tocou para o atacante ucraniano que arriscou uma bomba de antes da meia lua, golaço! Mais tarde foi a vez de Sheva servir, após receber a bola de Alex ele a devolveu para o brasileiro que passou por dois zagueiros e chutou para o gol, virando para o Chelsea. Aos 72’ Young cobrou uma falta perigosa para os visitantes, a zaga londrina falhou ao marcar e Laursen, que é bom nesse tipo de jogada, não bobeou marcando de voleio o gol para empatar de novo. Quando parecia que o jogo ia ficar no empate, o alemão Ballack, que voltava de contusão, cobrou uma falta de maneira certeira para o fundo das redes. Os torcedores azuis faziam a festa em Stamford Bridge, mas o Villa não se contentava com a derrota e continuou pressionando. Em um toma-lá-dá-cá perto do gol da casa, Ashley Cole colocou a mão na bola, levando um vermelho e cedendo o pênalti aos oponentes. Barry mandou Cech para a direita e a bola para a esquerda. O empate ajudou a aumentar a diferença de pontos entre os dois primeiros colocados e o resto da tabela. Com 38 pontos o Chelsea agora está 7 atrás do líder Manchester United, e 6 do vice Arsenal.

Resultado final
Chelsea 4x4 Aston Villa
Gols: Maloney (14', 44'); Shevechenko (45'P, 50'); Alex (66'); Laursen (72'); Ballack (88'); Barry (90' P).









Roy Keane não teve sorte, mais uma vez, contra seu antigo clube. Mesmo com alguns titulares poupados os red devils ainda sim começaram a partida inspirados. Principalmente o inglês Rooney, que com 20' marcou um belo gol à seu estilo, tirando a bola do goleiro com tranquilidade para as redes. Dez minutos depois foi a vez do inglês servir, cruzando para Saha concluir, 2x0 para os diabos vermelhos. No início do primeiro tempo Ronaldo teve a oportunidade de marcar de falta, mas o goleiro Gordon se deu melhor e negou o gol ao português. Mas só uma vez, em outra cobrança de falta foi Ronaldo quem foi melhor e ampliou a vantagem para o United. Faltando pouco para acabar, Nani sofreu um pênalti e o francês foi cobrar. Cobrou e marcou.

Resultado final
Sunderland 0x4 Manchester United
Gols: Rooney (20'); Saha (30', 85'P); Ronaldo (45').










E no jogo que mudou a cara do topo da tabela, Arsenal e Portsmouth se encontraram em Fratton Park. O primeiro tempo foi bem equilibrado, o Arsenal não conseguiu ameaçar muito, mas em todas as vezes que o fez o Portsmouth conseguiu anular o melhor ataque do campeonato. Eboue, agora jogando no meio de campo, foi personagem de duas jogadas que quase renderam gols aos visitantes. Kranjcar, que esteve bem vivo na partida, deu trabalho à zaga londrina já no meio da primeira etapa em um chute cruzado que passou perto da baliza, mas acabou indo para fora. A defesa mais bonita foi pelo veterano inglês James, que subiu no canto superior direito do gol para pegar um belo chute de Rosicky. Foi o tcheco mesmo que desperdiçou o que poderia ter sido o gol da vitória do Arsenal. Já com 2 minutos adicionais, ele recebeu de Bendtner na cara do gol e, para o desespero de Arsene Wenger, mandou para fora.

Resultado final
Portsmouth 0x0 Arsenal
Gols: -










Outros resultados

West Ham 1x1 Reading
Gols: Solano (42'); Kitson (60').
Everton 2x0 Bolton
Gols: Neville (51'); Cahill (70').
Birmingham 3x0 Middlesbrough
Gols: Downing (C)(22'); Forsell (45'); McSheffrey (90'P).
Wigan 1x0 Newcastle
Gols: Taylor (65').
Man City 2x2 Blackburn
Gols: Vassell (27'); Santa Cruz (28', 84'); Nelsen (C)(30').

Fotos: BBC, GettyImages.

Um comentário:

Maurício Luiz Aires disse...

fiquei muito feliz com a volta do Ballack.. e jogando em alto nível... ele tem tudo para finalmente se firmar no chelsea... só acho q o técnico joga com muitos jogadores ofensivos... precisa equilibrar melhor a equipe...
abraços !