quarta-feira, 19 de setembro de 2007

E tem início o europeu!

Não é bem minha intenção fazer um relatório sobre a primeira rodada da UEFA Champions League. Acho que isso extrapolaria a intenção do blog, que é falar de futebol inglês. Mas considerando isso, acho essencial falar sobre um pouco do que foi mostrado pelos quatro times ingleses que disputam a competição.

O primeiro dia de jogos não foi muito feliz para os times da Premier League. Liverpool e Chelsea empataram por 1x1, o primeiro jogando fora de casa contra o Porto pelo Grupo A e os Blues receberam o Rosenborg pelo Grupo B.
No Stamford Bridge foi o time norueguês que saiu à frente no placar, com Miika Koppinen marcando aos 24 minutos. Depois do intervalo o Chelsea ameaçou mais e conseguiu igualar tudo aos 63 com um cruzamento de Malouda para Shevchenko marcar.

No Estádio do Dragão foram os donos da casa que abriram o marcador. Pepe Reina cometeu um pênalti em Tarik, Lucho Gonzáles cobrou e marcou para os Dragões aos 8 minutos. O placar foi igualado numa série de lances áereos, iniciados pela inversão de jogada de Finnan pelo lado direito, Hyppia cabeceou para dentro da pequena área e Kuyt, também de cabeça, balançou a rede aos 17 minutos. Após os 58' os Reds passaram a contar com somente 10 em campo, pois Pennant recebeu seu segundo amarelo.


Já a quarta feira foi frutífera para os times ingleses, com Arsenal e Manchester United conquistando vitórias importantes.

Em Londres, o Sevilla mostrou que sua falta de experiência na competição pode ser uma pedra em seu caminho. Apesar de ter tido algumas oportunidades de gol, o time espanhol demorou para se achar em campo, enquanto os donos da casa saíram na frente aos 27 minutos com um chute de fora da área de Fabregas que desviou em Escudé e morreu no gol. Os ingleses voltaram a marcar aos 59’, após uma cobrança de falta por Fabregas que resvalou em Sagna direto para o pé de van Persie e para as redes.



O Manchester United começou bem o campeonato europeu, ganhando fora de casa do time que revelou dois de seus talentos titulares, Nani e Cristiano Ronaldo. E foi dos pés do segundo que veio o único gol do jogo. Wes Brown, zagueiro improvisado na lateral direita, fez um belo cruzamento e Ronaldo mergulhou para garantir a vitória dos red devils aos 62’. O time português teve mais posse de bola e por algumas vezes tentou chutes de fora da área, mas nada que desse muito trabalho para o goleiro holandês do United, com exceção de um lance do brasileiro Liedson aos 28.


Outros dois times britânicos também participam da competição. O Celtic perdeu na terça para o Shaktar Donetsk por 2x0, com direito a gol brasileiro pelo time ucraniano, Brandão marcou aos 6' e Lucarelli aos 8'. O Rangers, que jogou em casa na quarta, passou pelo atual campeão da Bundesliga Stuttgart vencendo-o por 2x1. O jovem Gómez marcou primeiro aos 56' pelo time alemão, mas aos 62' Adam aliviou para os escoceses e aos 75' Darcheville selou a vitória em uma cobrança de pênalti.


E pela Copa da Uefa

Mais 4 times ingleses disputam uma competição de nível internacional. Blackburn, Bolton, Everton e Tottenham estão na 1º eliminatória para a fase de grupos da Copa da Uefa. Nesta quinta-feira, 20 de setembro, o Everton recebe o ucraniano Metalist; em White Hart Lane jogam os Spurs e o Anorthosis do Chipre; os gregos do Larissa encontram os Rovers e o Bolton vai à Macedônia jogar com o Rabotnicki.

Fotos: Getty Images / Uefa

Nenhum comentário: