domingo, 16 de setembro de 2007

Opinião

Por que o Arsenal surpreende?

Quando o campeonato inglês estava para começar, tudo que se ouvia falar era: "Quem vai tomar o lugar do Arsenal no G4 da Inglaterra?". Sem Henry, sua maior estrela, parecia que o Arsenal havia perdido todo seu prestigio e capacidade de ganhar jogos. Ao menos era isso que, aparentemente, a maioria dos comentaristas esportivos brasileiros (e também os lá de fora) demonstravam achar.
Mas não pode-se dizer que foi só a venda de Henry que criou esse pensamento. O Arsenal não havia sendo a mesma potência futebolística desde sua última conquista da Liga em 2003/04, apesar de ter conseguido chegar na final da UEFA Champions League 2005/06.
Tudo indicava que essa temporada só iria estender ainda mais o declínio que o clube vinha vivendo. Mas não é exatamente isso que vem acontecendo...
Primeira rodada; vitória de virada em casa sobre o Fulham, 2x1, com gols de van Persie e Hleb. Segunda rodada; não jogaram. Terceira rodada; empate fora de casa contra o Blackburn, gol de van Persie. Quarta rodada; venceram o Manchester City em casa, 1x0 gol de Fabregas. Quinta rodada; 3x1 sobre o Portsmouth, Adebayor, Fabregas e Rosicky marcaram. Sexta rodada; derby do norte de Londres, de virada também Tottenham 1x3 Arsenal, um gol de Fabregas e dois de Adebayor.
Atual lugar na tabela? Primeiro lugar isolado, com 13 pontos e um jogo a menos que a maioria.
E é isso que vem colocando o tom de surpresa na voz dos jornalistas esportivos quando falam dos Gunners. Como se dissessem: "Arsenal? Na primeira posição? Mas como?!".
Sejamos realistas, West Ham, que na temporada passada por pouquíssimo não foi rebaixado, em 6º lugar é surpresa. Manchester City, que variou entre a 15º e 14º posição nas duas últimas temporadas, estar em 2º da tabela é surpresa. Agora Arsenal, o terceiro time mais bem sucedido história da Inglaterra, em primeiro lugar no campeonato não deveria ser surpresa pra ninguém.
Mas se é esse o efeito que a boa temporada dos Reds de London tem causado nas pessoas ele só pode indicar uma coisa, os Gunners foram subestimados.
Mas calma, a surpresa é positiva e se o elenco continuar com as boas atuações o Arsenal continuará nos surpreendendo por boa parte do campeonato.

Fique de olho!

Fabregas tem sido a chave do sucesso dos Gunners. Temporada passada o garoto já teve ótimo desempenho ficando entre os melhores meio campistas do campeonato, com direito a indicação à melhor do ano pela PFA. E pelo que o espanhol já fez até agora, essa temporada promete muito mais!

Nenhum comentário: